Espumone ou Bolo de sorvete

A história dessa sobremesa é engraçadinha/fofinha. Quando eu era pequenininha e ia pro interior do Paraná visitar os tios e primos, tinha sempre uma sobremesa na mesa que me tirava do sério, o tal do ESPUMONE!

Minha mãe, depois de eu insistir horrores, ligou pra prima dela e pegou a receita, fez uma vez e nunca mais fez, perdeu a receita, sei lá! Na época não tinha face e ninguém se telefonava tanto.
Eu lembro que minha mãe fez em um refratário oval, enorme (pelo menos pra mim, sendo pequena, parecia enorme) e que demorou uns 5 anos pra ficar pronta!

E quando eu comi, nossa, quase chorei!

Anos se passaram e eu sempre querendo o tal do espumone! Pedi a receita aqui e ali, mas ninguém nunca passava...até que um dia, meu mariduxo me presenteou com o livro de receitas DONA BENTA.

E lá estava a receita do Espumone!
Fiz... e quando ficou pronta, meu marido comeu um pedaço e disse "Nossa, o Bolo de sorvete que minha mãe SEMPRE faz."

Eu ainda acho que essa não é a receita de espumone que a Lene, prima da minha mãe fazia quando eu era pequena, mas já quebra um galho e eu amo!


Ingredientes
1 xícara de chá de açúcar
1/2 copo de água
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite de vaca
4 gemas
4 claras em neve
2 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro

1- Derreta a xícara de açúcar e quando estiver todo derretido junte o copo de água e o chocolate em pó. Deixe o açúcar caramelizar com o chocolate e unte, com a mistura, uma forma de buraco no meio. Reserve.
2-Faça um creme com o leite condensado, o leite de vaca e as gemas. Leve ao fogo brando e deixe engrossar. Deixe esfriar completamente.
3- Bata as claras em neve. Junte as duas colheres de açúcar e bata mais um pouco. Acrescente o creme de leite.
4- Quando o creme de leite condensado estiver bem frio, junte-o ao suspiro com creme de leite e mexa bem. Despeje na forma caramelizada.
5- Leve ao congelador e retire da forma no dia seguinte!

=)

0 comments:

Post a Comment

Obrigada pelo comentário!


up